Imprensa

 

Feira Internacional de Artesanato e Decoração traz a Campinas 'o ...
Feira Internacional de Artesanato e Decoração traz a Campinas 'o mundo em mil metros ... Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A Feincartes, que já se consolidou em importantes cidades do País, como ...
www.jornaldecampinas.com.br/jornal/?p=3637

 

  • 11 Setembro, 2012

http://www.jornaldecampinas.com.br/

 


 

logo_feincartes.jpg

                        
Feira Internacional de Artesanato e Decoração traz a Campinas ‘o mundo em mil metros quadrados’

De volta à cidade, depois do grande sucesso em 2009 e 2010, quando reuniu ao todo mais de 50 mil visitantes, Feincartes acontece de 28 de setembro a 7 de outubro no ginásio do Tênis Clube

 

COLCHAS INDIA peq.jpg

Pela terceira vez e com mais uma promessa de sucesso, Campinas vai receber a Feincartes - Feira Internacional de Artesanato e Decoração - de 28 de setembro a 7 de outubro. Mais de 80 expositores de treze países do mundo e outros artistas de onze estados brasileiros se reúnem na mostra, que será realizada no Ginásio do Tênis Clube, das 15h às 22h.

Entre os países representados na Feincartes por seus próprios artesãos nativos, destacam-se a África do Sul, Índia, Marrocos, Indonésia, Tailândia, Palestina, Paquistão, Peru, Turquia, Egito, Equador, Bolívia e Argentina. O Brasil será representado por artistas de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A Feincartes, que já se consolidou em importantes cidades do País, como Vitória/ES, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Juazeiro do Norte/CE, Petrolina/PE, Salvador/BA e Campo Grande/MS irá reunir, em um espaço de mil metros quadrados, objetos de decoração, acessórios, utensílios, confecções, artesanatos e outras peças, típicos da cultura de cada país e região, transpondo fronteiras por meio da decoração. 

Serão, ao todo, sessenta e cinco estandes, que estarão abertos ao público diariamente, das 15h às 22h. O evento, devido a seu grande porte e pelo fato de ser internacional, é uma grande oportunidade para os visitantes adquirirem peças desses países direto do produtor e com preços muito mais acessíveis.

 

Peças em exposição
cid:F67987A0EAA14CA7BF00455F332E9FFB@pedroPC 
Dentre as peças levadas à feira, a Turquia promete apresentar, a preços bastante acessíveis, diversos objetos feitos em cristal turco, que é considerado o de maior qualidade em todo o mundo, além de luminárias e mosaicos. Já os artesãos da Indonésia irão apresentar suas esculturas típicas, com imagens de deuses e mestres, como Buda.

Representando a cultura paquistanesa, estarão expostos na feira colchas, almofadas, bijuterias, objetos de decoração e toda a riqueza dos bordados e patchwork em colchas, mantas, toalhas de mesa e capas de almofada. Da Palestina, estarão expostas lindas toalhas, caminhos de mesas bordadas em fio de seda e pedrarias.

O Marrocos irá para a feira levando objetos em prataria decorada artesanalmente etc. Os artistas da África do Sul trazem, entre outros destaques, os tradicionais ovos de avestruz pintados e decorados artesanalmente. Direto do Equador vêm os originais chapéus Panamá, objeto de desejo da moda brasileira nos últimos anos.

Olho grego está entre as peças mais requisitadas

 

Dentre as peças indianas presentes na Feincartes, destacam-se jóias, artigos de vestuário, como batas, camisas, vestidos, pashiminas, bijuterias, cintos e acessórios da moda indiana, além de colchas, mantas e almofadas, todos a preços bastante acessíveis. Os peruanos trazem o que existe de mais tradicional dentro do artesanato andino, como as molduras sacras com pinturas a óleo e representações religiosas, todas folhadas a ouro, além de cerâmicas e enfeites de paredes. Já da Argentina, vêm pela primeira vez a Campinas as máscaras e os tradicionais acessórios femininos em couro, artesanalmente confeccionados.

PASHIMINA DA INDIA peq.jpg
Pashimina indiana é um dos destaques da III Feincartes Campinas

Dentre as peças brasileiras, o Rio Grande do Sul vem para feira com seus tradicionais tapetes em couro natural, além de trazer da Serra Gaúcha os já conhecidos queijos, vinhos, salames e embutidos. Os mineiros trazem para o ginásio do Tênis Clube, vasos em cerâmica e alumínio pintados manualmente, além de peças tecidas manualmente, almofadas, jogos americanos em couro e almofadas.

"Há nove anos, a Feincartes já é um sucesso em diversas regiões do País", explica Maria Mathias, diretora da empresa Mathias Feiras e Eventos, responsável pela organização do evento. Ela conta que o segredo para tanto sucesso está em reunir, em um só lugar, objetos de decoração de todos os cantos do mundo. "É uma oportunidade única de encontrar tantos objetos diferentes, sem ter que visitar todos os países e as demais regiões do Brasil. Eles vêm até nós", conta a organizadora da feira.

O valor do ingresso para a feira é de R$ 6,00, sendo que pessoas com mais de 60 anos pagam meio ingresso e crianças de até 12 anos, acompanhadas dos pais, não pagam. Na entrada do evento, será oferecido serviço de manobrista.

 

Serviço

III Feincartes Campinas
DATA: 28 de setembro a 07 de outubro
LCAL: Ginásio do Tênis Clube de Campinas (entrada pela Rua Guilherme da Silva)
HORÁRIO: todos os dias, das 15 às 22 horas
INGRESSO: R$ 6,00
Pessoas com mais de 60 anos pagam meio
Crianças com até 12 anos e acompanhadas – isentas
Informações: 27 9228 1511 / 27 8115 6173 (Maria Mathias)

 


Komunica Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável: Luciana Barros (Mtb: 46.501-SP)
(19) 3032.5494
(19) 7802.5178 / Id: 139*3853
lu@komunicaassessoria.com.br
www.komunicaassessoria.com.br